Joaquim de Almeida Lavoura - 1913 -1975 |
A presente postagem é inaugural, mas representa o esforço de um grupo coeso que não quer deixar a história do Município de São Gonçalo morrer.
São pessoas, como você, que podem nem ter nascido nessa terra, mas que possuem amor por ela, assim como exemplificou Lavoura.
O ex-prefeito nasceu no Rio de Janeiro. Pequeno veio para São Gonçalo e na cidade viveu modestamente, tendo sido pescador e pequeno comerciante.
Nunca teve luxo. Não gostava de viver trancado no gabinete. Sua vida eram as ruas, as obras e, sobretudo, as pessoas.
Homem de poucas letras formais, era um leitor voraz e se inspirava nos exemplos do lenhador-presidente Abrahan Lincoln. Falava pouco, sorria pouco, mas era homem inteligente, sagaz, trabalhador e honesto.
Sua vida particular se confundia com seu trabalho. Sua hora para começar a trabalhar era cedo, bem cedo, desde que fosse cedo. Não tinha fim de expediente. Qualquer hora era boa hora para trabalhar por São Gonçalo, indiferentemente se na costura política ou na picareta, ferramenta que se tornou símbolo de sua lida.
Neste ano de 2013, a começar de 1º de abril, teremos inúmeras programações em homenagem a Lavoura. Será um trabalho árduo, mas gratificante. Juntaram-se ao Grupo Organizador, os Poderes Executivo e Legislativo do Município, a OAB, o Rotary, a Rádio Difusora Aliança FM, a TV Ponto de Vista, a Folha Alternativa, o São Gonçalo Online, o Sindicato das Escolas Particulares de SG, o ICBEU, a Associação Comercial e Empresarial de São Gonçalo, a Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências, a União Brasileira de Trovadores e o Jornal Metrô. E sabemos que outros virão.
Serão feitas homenagens no Monumento a Lavoura, no Mausoléu, no Centro Cultural (Lavourão), na Escola Muncipal Joaquim Lavoura e em vários outros lugares.
Não é um marco político. É histórico! Do jeito que São Gonçalo vê o exemplo de Lavoura.
E você faz parte disso! Não precisa de convite especial. Basta acompanhar as nossas publicações ou enviar um e-mail para nós: "prefeitojoaquimlavoura100@gmail.com".
Cordialmente,
FREDERICO CARVALHO - Presidente da Comissão do Centenário de Joaquim Lavoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário